quarta-feira, 30 de maio de 2012

Pratique a Pré-ciclagem.

Você sabia que 40% de tudo o que nós compramos tomará o caminho do lixo?

E uma vez descartado sem qualquer tipo de cuidado seletivo pode vir a gerar danos para o meio ambiente ou até mesmo para o sistema de saneamento, gerando enchentes e contaminações?

É para evitar este tipo de prejuízo ambiental e urbano que a coleta seletiva é praticada. Para contribuir com esta iniciativa fundamental para a qualidade de vida da população basta assumir uma postura consciente no momento de descartar os elementos no lixo separando de acordo com o material.

Mas antes das instruções de como separar o lixo de acordo com o tipo de material, é preciso avisar que nossa região não recebe nenhum tipo de serviço público de coleta seletiva. Então a melhor forma de contribuir com a recliclagem de lixo é selecionando e levando até os centros de reciclagem por conta própria. Abaixo vocês podem conferir dicas de como separar e destinar os materiais reciclados.

Uma vez separados entre Orgânicos (não recicláveis), plástico, vidro e metal, é necessário distinguir entre os recicláveis e não-recicláveis. O primeiro tipo de lixo (orgânico) trata-se de restos de comida e alimentos, sejam em qualquer estado, e não são recicláveis. Podendo assim ser considerado um lixo comum.

Entre os outros grupos é preciso esclarecer que nem todo plástico, vidro ou metal é reciclável. E para facilitar a distinção, deixamos uma lista apontando quais são recicláveis e quais podem ser descartados no lixo comum.

Papéis não-recicláveis: adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados ou plastificados.

Metais não recicláveis: clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas, latas de combustivél e pilhas.
Plásticos não recicláveis: cabos de panela, tomadas, isopor, adesivos, espuma, teclados de computador, acrílicos. 

Vidros não recicláveis: espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas e louças, lâmpadas, vidros temperados planos. 

Uma vez distinguido os tipos de materiais e, dentre estes, quais são recicláveis, é hora de encaminhá-los até os locais de coleta. Abaixo, litamos alguns espaços e cooperativas localizados na nossa região e os tipos de materiais que cada um deles recebem.

Bons Amigos
Rua Bonita, 165, Magalhães Bastos
Tipos de materiais que compra: Embalagem longa vida, Metal, Papel, Plástico e Vidro.

Recilart - Realengo
Estrada Manoel de Nogueira de Sá, 1573, Realengo
Cep: 21745 - 290
Tipos de Materiais que compra: Embalagem longa vida, Metal, Papel, Plástico

Reciclagem Água Branca.
Estrada da Água Branca, 555, Padre Miguel.
Tipos de materiais que compra: Embalagem longa vida, Metal, Papel, Plástico e Vidro.

Assossiação dos Moradores Amigos do Jardim Araquém - Amaja
Rua Senador Joaquim Pires, 113, Bangu (Av. Brasil - ao lado a churrascaria Laço de Ouro)
Tipos de materiais que compra: Embalagem longa vida, Metal, Papel, Plástico e Vidro.

Borracheiro Ricardo
Estrada da Água Branca, 1284, Padre Miguel.
Tipos de materiais que compra: Embalagem longa vida, Metal, Papel, Plástico e Vidro.





Fonte: www.lixo.com.br / www.ib.usp.br/ www.rotadareciclagem.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário