quarta-feira, 30 de maio de 2012

Origens do Teatro


Uma das características do teatro, em sua origem, é que foi praticado de maneira deliberada e não obedeceu a um processo evolutivo. Sendo assim, não se sabe quando exatamente o teatro foi criado, nem qual civilização o teria feito. E a forma encontrada para determinar o seu surgimento foi se basear nos primeiros registros conhecidos.

Qual trata-se de um diálogo fictício representado por indivíduos e apresentado para um grupo de pessoas, que data do antigo Egito (por volta de 2.500 AC), e contava o mito de Ísis e Osíris. Mas o nome teatro, o conceito e a noção de expressão artística independente de religião, foi desenvolvido na Grécia, no período de 560 - 510 AC, a partir da Tragédia - tipo de drama caracterizado pela seriedade e dignidade com que algum conflito entre um indivíduo e uma força de maior instância, como deuses, o destino, as leis ou as posições sociais, é trabalhado através de um texto. A primeira obra escrita especificamente para o teatro foi assinada por Aristóteles e intitula-se Poética. O autor e filófoso apontou que a tragédia foi originada a partir de hinos com muitas estrofes cantada por uma única voz (masculina) e um refrão extensamente repetido em coro, denominados ditirambus de dionísio (Deus grego da fertilidade e do vinho), durante os cultos dedicados ao mesmo.

Teatro na Grécia Antiga
Posteriormente foi introduzido às apresentações o uso de máscaras que serviam para evidenciar ao público o sentimento representado pelo autor. Pois constantemente as apresentações contavam com um grande número de expectadores, e era comum que nem todos pudessem ouvir o que o ator dizia, porém, podiam ver a sua máscara e compreender a sua emoção.

Deste momento de afirmação e definição do que o mundo entenderia como sendo arte teatral, os principais autores, conforme o seu estilo:

Tragédia - Ésquilo / Sófocles / Eurípedes

Comédia - Aristófanes / Menandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário