quarta-feira, 30 de maio de 2012

Jiu-Jitsu: criação indiana, desenvolvida no Japão e popularizada no Brasil

A arte marcial inicialmente conhecida como "arte suave" foi criada na Índia e graças aos constantes conflitos travados com o Japão e a China, ela atravessou fronteiras e no Japão foi desenvolvida principalmente em escolas samurais - a casta guerreira do país. O nome jiu-jitsu é de origem japonesa e foi criado a partir de uma busca de generalização que englobasse em um único termo todas a artes marciais que não faziam uso armas.

Entre os séculos XIX e XX um reconhecido mestre de Jiu-Jitsu implantou ao ensino da luta fundamentos filosóficos e pedagógicos, desenvolvendo assim o Judô. No mesmo período outro mestre reuniu os ensinamentos marciais do Jiu-jitsu ao de outras modalidaes de lutas e assim desenvolveu o aiquidô - uma forma de judô mais suave, voltada para o controle de energia e o foco nos movimentos do adversário. No início do século XX o jiu-jitsu assimilou também muitas características do caratê - arte marcial de grande popularidade no Japão. E devido à multiplicação de estilos de luta que tiveram os fundamentos do jiu-jitsu como base, ele acabou por perder muita popularidade e ser cada vez menos praticado no país, chegando ao ponto de ter beirado a extinção.

A artes marcial japonesa chegou ao Brasil graças à imigração ocorrida no início do século passado, e com o objetivo de facilitar a adaptação dos imigrantes à nova terra, num esforço diplomático, o Japão enviou ao país o mestre de Judô Conde Koma, que teve como um dos alunos no Brasil, Carlos Grace, que por sua vez  iniciou seus irmãos na prática da luta. Entre eles estava Hélio Grace, o mais franzino de todos os irmãos, que para compensar o seu biotipo, desenvolveu um estilo próprio de luta, focado no uso de alavancas para promover o aumento da força e usar a força do oponente contra ele mesmo.

Dessa forma nasceu o Jiu-jitsu brasileiro, com uma denominação homônima ao do Japão; mas com profundas diferenças nas técnicas de luta.

Nos dias de hoje o Jiu-jitsu é mais popular no Brasil do que no Japão. E o estilo mundialmente conhecido da luta é tal qual foi desenvolvido aqui por Hélio Grace.

Nenhum comentário:

Postar um comentário